... Quem Sou

Sou Psicóloga formada pela USP e Arte-educadora pela FAAP, pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), doutora em Psicologia (USP) e Mestre em Psicologia (PUC), tendo pesquisado a questão da Criatividade, Mitologia Criativa e da utilização de recursos expressivos em terapia, educação e em grupos de desenvolvimento da criatividade com todas as idades. Sou coordenadora e professora da Pós-Graduação em Arteterapia da UNIP, sou Professora universitária (desde 1995) em cursos de Graduação e Pós-Graduação, em Psicologia, Arte-terapia, Arte-educação, Musicoterapia, Pedagogia, Artes Plásticas.

Nesses cursos, tenho lecionado disciplinas como: Fundamentos da Arteterapia; O Processo Criativo; Recursos Expressivos; Arte e Psicologia: a dimensão simbólica; Supervisão de Atendimentos em Arteterapia; Arte e Sociedade; Arte e Educação; Atelier Terapêutico; Terapia e Criatividade; Atendimento Psicológico em Instituição; Atendimento Breve a Adulto; Atendimento Breve à Criança; Oficina de Criatividade; Atividades Criativas; Psicologia da Percepção; Teorias e Técnicas Psicoterápicas; Psicologia da Educação; Psicologia do Desenvolvimento; Educação, Saúde e Qualidade de Vida; Jogos em Educação; Princípios Norteadores da Formação Docente; Psicologia das Organizações; Fundamentos da Expressão e Comunicação Humana.

Atuo como psicoterapeuta e arterapeuta de crianças, adolescentes e adultos desde 1983.

Em meu consultório, além dos atendimentos terapêuticos, dou cursos e Workshops sobre Criatividade, Arteterapia, Psicologia Junguiana, Mitologia Criativa, e também dou Supervisão de trabalho cllínico, comunitário e institucional para Psicólogos, Arte-terapeutas e Arte-educadores.

Coordeno Cursos, Workshops e Oficinas de Criatividade que podem ser realizadas em consultório, escolas, empresas e instituições, em eventos empresariais e em locais junto à natureza.

Fui também durante muitos anos Psicóloga da Saúde da Prefeitura de São Paulo, onde atuei em Unidades Básicas de Saúde e em Centros de Convivência.

A partir do estudo da Psicologia de C. G. Jung e Alquimia, Mitologia Grega com Junito Brandão, Filosofias Orientais, Mitologia Indígena (no México e no Brasil), Yoga ( Já fui Professora de Yoga do Instituto Narayana),

Técnicas de Relaxamento com Petho Sandor, entre outros, e a partir de minha experiência profissional e pesquisas na área da Arte-terapia, desenvolvi e adaptei técnicas artísticas e vivenciais que permitem às pessoas expressar e trabalhar os seus potenciais, suas emoções, e assim melhorar sua qualidade de vida.

Em meu caminho profissional e em minhas pesquisas fui percebendo que o Processo Criativo desencadeia transformações nas relações eu-mundo (interno/externo), promovendo o desenvolvimento saudável da personalidade.

Também constatei que as diferentes modalidades artísticas podem ser relacionadas aos 4 elementos: Terra - Água - Fogo – Ar, e que estes correspondem a diferentes aspectos de nossa vida psíquica, podendo ser relacionados às 4 inteligências ou funções da consciência descritas por Jung: Sentimento, Pensamento, Intuição, Percepção.

Além disso, as atividades expressivas realizadas no contexto Arteterapêutico propiciam a nossa participação consciente na criação de nossa mitologia pessoal, num trabalho de ecologia profunda.

Esses conhecimentos foram sendo pesquisados e sedimentados em minhas teses de pós-doutorado, doutorado e mestrado.

Essa é uma forma de tratamento e de desenvolvimento da criatividade que traz à tona e trabalha com a sabedoria da nossa psique, com fatores que auxiliam na auto-cura e que ensinam às pessoas como harmonizar a natureza interna e planetária. Por isso, diversos povos indígenas chamam essa forma de curar e ensinar através da arte - do canto, dança, desenho e pintura, contar histórias, meditação – de “Doce Medicina”...

 

 
 

topo

 Home|Apresentação|Arte Terapia|Oficina de Criatividade|Pós-Graduação|Supervisão
Parcerias com Empresas|Workshops, Cursos e Palestras|Estudos|Inscrição|Contato